Olá comunidade, tudo certo?
Estou realizando alguns testes de mapeamento para ações básicas em plataformas web, segue o cenário:
- Realizei o mapeamento de um botão utilizando um monitor de uma resolução, que no qual funcionou corretamente.
- Compartilhei o código gerado para um colega de estudo, onde executando em outro monitor recebemos o seguinte erro: ValueError: Element not available. Cannot invoke click.
- Este mesmo colega mapeou o mesmo botão no BotStudio, funcionando corretamente, porém ao executar no segundo monitor apresentou o mesmo erro citado acima.
Gostaríamos de entender se ao mudar de monitor ou resolução, o reconhecimento poderá se afetado ou se, necessariamente as automações precisam ser feitas e executadas nas mesmas resoluções.
Atenciosamente.
Olá Victor,
Sim, no momento o algoritmo de visão computacional é sensível a mudanças de resolução e recomendamos que as capturas sejam feitas no ambiente em que o robô será executado.
Para Web você pode recorrer ao uso e interação com elementos da DOM para que não esteja sujeito a essa particularidade da visão computacional.
Olá @hhslepicka , tudo bem?
Muito obrigado pelo retorno rápido, poderia me tirar uma outra dúvida?
Seguindo a linha de utilizar a mesma resolução, em um cenário onde eu tenha 3 VMs, DEV, HML e PRD, ambas sendo clones uma da outra, seguindo a mesma resolução e aplicações, eu teria ainda sim o mesmo problema em desenvolver em uma e rodar em outra?
Atenciosamente
@VictorHugoAlexandre tudo certo!
Se forem todas VMs idênticas não deveria haver problema.
Note que é importante que seu software para acesso remoto não tente alterar a resolução da VM.
Recomendamos usar Remote Desktop e desabilitar o redimensionamento e otimização de cores.
Ainda a respeito disso, no Windows desabilitamos o ClearType nas máquinas para garantir que elas usem sempre o mesmo display das fontes.